18 de agosto de 2015

História

        O grupo YAPIRA de robótica iniciou-se no ano de 2006, por iniciativa dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. A proposta inicial do grupo era de construir um robô de combate, inspirados pelo evento chamado ENECA (Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia de Controle e Automação). No ano de 2007, a equipe produziu o primeiro projeto: o robô F-13, que tornou-se o TCC do então capitão da equipe Daniel Torres.

        Além das participações em competições de combate, o YAPIRA também realizou projetos na área de programação e pesquisa trabalhando na construção e manutenção de uma impressora 3D, adentrando competições na categoria seguidor de linha, realizando visitas a escolas e apresentação do grupo na feira de profissões para incentivar estudantes de ensino médio a interessarem-se na área e minicursos de treinamento para os seus integrantes. Em 2012 a equipe apresentou inclusive um projeto de pesquisa no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia.

        O histórico da participação da equipe em combate começa em 2009, quando o YAPIRA conseguiu montar uma versão redimensionada do antigo projeto e participar do 9º ENECA nos dias 3 e 4 de outubro, em Joinville. Entre os 11 inscritos na categoria Feather Weight (até 13,5 Kg) a equipe conseguiu um resultado relativamente bom para a competição, em 4º lugar. Em 2011 o T.A.Z., nova versão do robô de mesma categoria, conseguiu novamente 4º lugar na competição similar Summer Challenge e, em 2014, 3º lugar em sua edição semelhante Winter Challenge. Este último ainda concedeu à equipe a oportunidade de viajar para fora do país para participar da Copa Internacional de Robótica, na Cidade do México.

        Recentemente, a equipe tem expandido o escopo de suas atividades, juntando aos seus integrantes de Ciência da Computação e Engenharia de produção visando obter uma maior variedade de conhecimentos disponíveis. Em adição à isso o projeto também está buscando apoio de patrocínio terceirizado para auxiliar na obtenção de verba para os projetos e pesquisa. Hoje, a equipe YAPIRA de robótica promove uma formação mais completa dos integrantes, desenvolvendo conhecimentos multidisciplinares e aspectos de trabalho em equipe e liderança.